quarta-feira, 31 de março de 2010

Curso de negociação

Os diretores Denise Setúbal, Valdemar Brito, Angela Maria, Edson Amancio, Eliel Memelli, e Joaquim Lacerda participaram ontem 30 de Março, de um curso de negociação. O objetivo é a capacitação dos nossos diretores para as negociações de acordo coletivo. O curso foi programado pelo DIEESE, e teve a duração de 4 horas.

terça-feira, 30 de março de 2010

Acordo Coletivo 2010/2011 - Real Café




O patrão não quer ouvir o trabalhador?

Aconteceu ontem 29/03, a assembleia com os trabalhadores da Real Café para deliberarem sobre o acordo coletivo 2010/2011. Após oito rodadas de negociação, os trabalhadores decidiram por aceitar a proposta da empresa. 83 votaram SIM e 23 votaram NÃO.
Os Diretores Valdemar Brito e Denise Setubal, representam o Sindialimentaçao na secretaria de torrefação.

Um pequeno resumo da negociação:

Após a sexta rodada de negociação as partes chegaram num impasse, pois o Sindialimentação insistia na busca por um pacote que contemplasse o anseio dos trabalhadores. a empresa por sua vez se negava em atender as reivindicações dos trabalhadores. A negociação então foi encaminhada para a justiça do trabalho; o juiz fez um indicativo de 5% nos salários e um tíquete-alimentação no valor de R$ 50,00 para que as partes voltassem a negociar. A Empresa Real café se mostrou mais uma vez, inflexível, e fez uma contra proposta de R$ 575,00 no piso da categoria, e 5 % nos demais salários. O Sindialimentação realizou mais duas reuniões com a empresa, no intúito de buscar um número mais dígno, e trazer o Tíquete para a pauta de reivindicação, mas a empresa se mostrou irredutível. Após a assembléia de ontem aprovando o acordo, o Sindialimentação encaminhou o documento para homologação.

domingo, 21 de março de 2010

Efetivações na Nestlé/Garoto

O Sindialimentação, para não deixar nenhum resquício de dúvida, reintera que, as efetivações que ocorreram na Nestlé/Garoto nas ultimas semanas, são resultado de muita fiscalização por parte dessa diretoria que não dorme no ponto. A real intenção da empresa era dispensar todos os temporários e contratar novos trabalhadores para então efetivá-los.O Sindicato posicionou-se de forma totalmente contrária a essa atitude; mo mínimo um contra-senso. Haja visto que os trabalhadores contratados já estavam perfeitamente adaptados às suas funções, por tanto não haveria porquê dispensá-los para contratar outros.
Consideramos que esta é mais uma vitória para os trabalhadores. Mas continuaremos ''de olho vivo'' para que a empresa não esteja mal intencionda, e queira fazer dispensa de trabalhadores veteranos. Isso o Sindialimentação não vai permitir jamais.

terça-feira, 16 de março de 2010

Acordo coletivo Ducôco 2010/2011

Aconteceu neste terça-feira dia 16 na sede do Sindialimentação, a 2ª reunião do acordo coletivo 2010/2011 dos trabalhadores da Ducôco. Os trabalhadores reivindicam entre outras coisas: aumento de salário com ganho real, licença maternidade de seis meses, melhoria do convênio farmácia, e aumento no tíquete-alimentação. Representaram o sindicato, os diretores Valdemar e Denise, a assessora política, Eliane Honorato, e o advogado, Dr. Ricardo.
A próxima reunião já está marcada para o dia 23 de março na sede do Sindialimentação.

A nossa força está na união dos trabalhadores !

segunda-feira, 15 de março de 2010

Sindialimentação fiscaliza e Nestlé volta atrás em contratações temporárias

O Sindialimentação na ultima reunião realizada com a Nestlé, cobrou da empresa um posicionamento sobre uma possível contratação de trabalhadores temporários para a produção. Uma vez que essa prática fere o acordo coletivo da categoria, o Sindialimentação, após denúncia, foi buscar uma resposta da empresa,e também questionou a mesma, sobre o porquê da não efetivação dos temporários que já estão na empresa e por tanto completamente adaptados às suas funções. O RH da Nestlé assegurou que que não esistia nehum plano de contratação temporária, e se comprometeu a respeitar o acordo da categoria.
A pressão do Sindialimentção funcionou, e a Nestlé, na ultima sexta-feira 12, resolveu investir na efetivação dos trabalhadores que estavam de contrato temporário. Essa é mais uma vitória para os trabalhadores.
Você que é sindicalizado, está sendo convocado a realizar um trabalho de formiguinha. Se cada um de nós se comprometer a conquistar mais um sócio para o sindicato, dentro em breve estaremos muito mais fortalecidos nesta luta onde a união é crucial nos resultados dos nossos embates.

sábado, 13 de março de 2010

Tragédia anunciada - Nestlé/Garoto castiga VÍTIMA com demissão

Nestlé/Garoto castiga VÍTIMA com demissão

A explosão de um barril com manteiga na fabricação do recheio do bombom crocante, poderia ter provocado a morte do auxiliar de produção que trabalhava no local. Mas a Nestlé/Garoto em lugar de reconhecer a CONDIÇÃO INSEGURA do local, preferiu considerar ATO INSEGURO do trabalhador. De vítima, o trabalhador virou culpado e foi punido com a demissão. A diretoria do Sindialimentação não irá homologar a rescisão e quer que a empresa reverta a demissão.


Nestlé / Garoto VICTIM punish with dismissal

"The explosion of a barrel of butter during the production of crunchy chocolate, could have caused the death of the production assistant, who worked there. But Nestlé / Garoto, instead of recognizing the unsafe working condition, choose to evaluate the incident as an ‘unsafe act’ of the employee. As consequence, the worker instead of being a victim became THE guilty PARTY and has been punished by dismissal. The union Sindialimentação will not accept the dismissal and wants the company to reverse the dismissal."

sexta-feira, 12 de março de 2010

Sindialimentação paralisa Agua Mineral INGÁ

Fotos by Denise Setubal:







Cansados de tantos abusos por parte dos patrões como, salários atrasados desde o ano passado, horas extras forçadas, INSS e FGTS sem depositar, os trabalhadores da Agua Mineral INGÁ resolveram dar um basta, e na manhã desta sexta-feira, 12 de Março, decidiram por uma paralisação de cerca de duas horas. O sindialimentação Ouviu o clamor dos trabalhadores e esteve presente à frente do protesto que impediu que nenhum caminhão fosse abastecido.

O Sindialimentação deixou bem claro que esta foi apenas uma amostra do poder que tem uma categoria insatisfeita, uma vez que os responsáveis pela empresa disseram que os trabalhadores não teriam coragem para parar a fábrica.

Após o protesto, e já de volta ao QG da luta, o Sindialimentação recebeu um telefonema do representante da empresa solicitando uma reunião. Isso prova o poder que tem uma categoria unida em seus própositos de luta, e aliada a um sindicato aguerrido e comprometido com a causa dos trabalhadores.

domingo, 7 de março de 2010

Mulheres que Marcaram a História - 8 de março - Dia Internacional da mulher


Membros da Liga Internacional das Mulheres, 1922.



A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi proposta na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente com exigencia de inteligencia acima das mulheres, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque.

Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o de 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto.

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América, por iniciativa do Partido Socialista da América.

Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada. No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de Março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Poucos dias depois, a 25 de Março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Viashi mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo como sendo o fato que deu origem ao Dia Internacional da Mulher.

Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução russa de 1917. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro. Leon Trotsky assim registrou o evento: “Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução”.
(fonte Wikipedia)

Abaixo, algumas mulheres que marcaram a história:











Nossas mulheres guerreiras do SINDIALIMENTAÇÃO:
da esquerda para direita:
Cleonice, Denise, Cecília, Angela, Mara Lira, Linda Morais,Orly, Stela, e Jaira